Falha em Airbus A330 contamina o ar e aeronave é evacuada mesmo no gate

Um Airbus A330 precisou ser evacuado através das escorregadeiras de emergência, mesmo estando no pátio próximo ao desembarque, devido à necessidade de livrar com urgência os passageiros após uma contaminação do ar.

Qantas A330 Evacuado Gate Sydney

Segundo informações do The Aviation Herald, o incidente ocorreu hoje (15/12) com o Airbus A330-200 da companhia aérea Qantas, registrado sob a matrícula VH-EBC, que executava o voo de número QF575 de Sydney para Perth.

O problema começou em voo, quando a aeronave estava saindo de Sydney e a tripulação recebeu indicação de um vazamento hidráulico. A subida foi interrompida no nível de voo 230 e o A330 voltou para Sydney para um pouso seguro na pista 34L cerca de 45 minutos após a partida.

FlightRadar24 voo QF575 Qantas Sydney
O voo de hoje, que retornou a Sydney após o problema – Imagem: FlightRadar24

A aeronave livrou a pista em que pousou e parou na pista paralela, e por lá permaneceu por cerca de 20 minutos, até que foi rebocada para o pátio. Já no pátio, uma névoa começou a reduzir a visibilidade na cabine, e os passageiros começaram a reclamar sobre os olhos doloridos e coceiras na garganta.

Quando o reboque parou na posição de desembarque no gate, o comandante iniciou uma evacuação por meio das escorregadeiras de emergência. Dois passageiros foram levados para hospitais com ferimentos recebidos durante a evacuação.

Em entrevistas às mídias locais, os passageiros descreveram um forte odor a bordo antes da evacuação da aeronave, e as fotos dos passageiros mostram a visibilidade reduzida.

Qantas A330 Evacuado Gate Sydney Passageiros Névoa
Névoa a bordo do A330 da Qantas

Suspeita-se que houve um vazamento no sistema hidráulico, e o fluido hidráulico teria atingido o sistema de ar-condicionado. O ATSB, órgão australiano que investiga acidentes e incidentes, abriu uma investigação sobre o caso.

No mês de outubro, uma ocorrência de forte odor no cockpit de um Airbus A320 poderia ter terminado em um grave acidente, após ambos os pilotos quase perderem a consciência quando a aeronave aproximava-se do aeroporto de destino. Veja os detalhes na matéria a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias