Falha de pressurização em Boeing 737 da Azul leva pilotos a desviarem o voo

Avião Boeing 737-400F Azul Cargo Express
Boeing 737-400F da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido a ocorrência

A Azul Linhas Aéreas reportou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela investigação de incidentes e acidentes no país, que uma de suas antigas aeronaves cargueiras precisou retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha na pressurização.

O incidente foi registrado no dia 30 de junho com um Boeing 737-400F de 26 anos de idade, registrado sob a matrícula PR-AJZ, enquanto cumpria o voo regular entre Manaus e Campinas.

De acordo com informações inseridas no banco de dados do CENIPA, e também informações da plataforma RadarBox de rastreio de voos, a aeronave decolou às 16h39 locais do Aeroporto Internacional e Manaus, com dois tripulantes.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Durante a fase de subida, a tripulação percebeu uma falha no sistema de pressurização da aeronave. Diante da condição anormal, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos nos checklists e manuais do Boeing. Como resultado, a tripulação decidiu retornar ao aeródromo de origem, onde pousou sem intercorrências após duas horas de voo.

Acima, é possível observar a trajetória da aeronave, bem como as diversas órbitas de espera realizadas com o jato nivelado a 8 mil pés (2,44 km) de altitude.

O Boeing 737 permaneceu no solo manauara até o sábado (2), quando realizou um novo voo cargueiro para Campinas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aeroporto São Paulo Catarina agora tem manutenção de aeronaves Gulfstream, através...

0
A empresa informa que obteve a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar manutenção nas aeronaves da fabricante.