Início Mercado

Falha de segurança na Air Europa expõe dados de cartão de crédito dos seus clientes

Imagem: Air Europa

A Air Europa está no centro da tempestade depois de confirmar que foi vítima de um ataque cibernético que expôs os dados bancários dos seus clientes na sua plataforma online. Entre as informações roubadas estão números de cartão de crédito, datas de validade de plástico e códigos de segurança.

A situação veio à tona depois que vários usuários compartilharam sua experiência nas redes sociais. A equipe de sistemas da empresa confirmou o problema de segurança cibernética que afetou o ambiente de pagamentos do seu site, permitindo a extração fraudulenta de dados bancários, reportou o Aviacionline.

A empresa reagiu ao incidente implementando um protocolo de segurança para bloquear a violação e evitar o vazamento de mais dados. A empresa garante que, até à data, todos os seus sistemas funcionam “com total normalidade” e que a segurança das transações está garantida.

Através de um e-mail, a companhia aérea contatou os clientes afetados, recomendando-lhes que contatassem as suas entidades bancárias para cancelarem os cartões comprometidos. Da mesma forma, forneceu uma série de medidas preventivas para evitar possível uso fraudulento de suas informações.

As recomendações incluem não fornecer informações pessoais por telefone, mensagem ou e-mail e denunciar qualquer uso não autorizado de seus cartões às autoridades competentes.

Numa nota do El Periódico de Catalunya citam-se fontes financeiras sublinhando que, embora situações como esta não sejam novas, a notoriedade da Air Europa tornou o incidente mais importante. 

As entidades bancárias ativaram os seus protocolos para este tipo de situações, e aguardam a recepção de uma lista de cartões comprometidos da empresa de serviços de pagamento Redsys, para procederem ao bloqueio dos pagamentos não presenciais e notificarem os clientes afectados.

A companhia aérea pediu desculpas pelos transtornos causados ​​e colocou-se à disposição dos usuários para qualquer tipo de aconselhamento. Além disso, reitera o seu compromisso de evitar que situações semelhantes ocorram no futuro e de minimizar qualquer inconveniente que possa surgir como resultado deste incidente.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile