Início Mercado

Famigerado e problemático Airbus A340 do Governo Alemão foi arrematado pela Lufthansa

Foto por Dylan T, CC via Flickr

A subsidiária da Lufthansa, Lufthansa Technik, ganhou um contrato para a aquisição do descontinuado jato governamental alemão Airbus A340-300, notório por uma sequência de falhas. A notícia foi revelada pela revista Spiegel, que confirmou a conclusão do contrato. A transação foi antecedida por uma rodada de lances orquestrada pela empresa federal de reciclagem alemã, VEBEG.

Um representante da Lufthansa Technik confirmou à Spiegel que a aeronave será comprada pela empresa. O plano da companhia é desmantelar o jato e usar ou vender suas peças individualmente.

Apesar de estar em operação há mais de duas décadas, os motores do jato são particularmente valiosos. Além disso, muitas outras partes também serão vendidas, segundo informações da Lufthansa Technik. Logo após a aquisição, a aeronave será provavelmente transportada diretamente para a Espanha, onde a subsidiária da Lufthansa possui uma filial.

Este jato foi usado pela chanceler Angela Merkel e seu sucessor Olaf Scholz em várias viagens oficiais e foi desativado no outono de 2023 após uma série de incidentes durante viagens governamentais.

A reportagem também revelou que pouco antes do contrato ser concedido à Lufthansa Technik, o empresário do mercado imobiliário de Berlim, Alexander Skora, apresentou uma proposta tardia para o jato. Skora planejava transformar a aeronave em uma espécie de museu em Berlim. Entretanto, sua proposta chegou após o prazo final e, portanto, foi desconsiderada.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile