Início Acidentes e Incidentes

Familiares das vítimas pedem que busca pelo voo desaparecido MH-370 recomece com nova tecnologia

Imagem: Laurent ERRERA / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O grupo Voice370, que dá suporte aos familiares das vítimas do voo MH-370, da Malaysia Airlines, desaparecido há nove anos, em 8 de março de 2014 e jamais encontrado, destacou que uma nova tecnologia pode ajudar a localizar o avião. A informação foi compartilhada no nono encontro anual desde o sumiço do jato com 239 ocupantes.

Em comunicado, o porta-voz do Voice370 disse que uma busca “até a conclusão do caso” é “de suma importância”. O grupo acredita que os especialistas em busca, da Ocean Infinity, fizeram “progressos reais” nos últimos 12 meses e “melhoraram o conhecimento” sobre os eventos de 2014. Em 2018, a Ocean Infinity foi contratada para encontrar o avião, mas não teve sucesso.

O governo da Malásia, China e Austrália também passaram dois anos procurando a aeronave até janeiro de 2017, a um custo de US$ 135 milhões.

O Voice370 também confirmou que, se uma nova busca fosse aprovada, ela seria baseada em um critério “sem encontrar, sem pagamento” e poderia começar no verão de 2023. A Ocean Infinity revelou novas naves robóticas “de ponta” em março de 2022 que poderiam ser usadas em uma nova busca no mar.

O ministro dos transportes da Malásia, Anthony Loke, prometeu não “fechar o livro” do MH-370. Até agora, a Ocean Infinity já teria recebido até US$ 70 milhões para encontrar a aeronave.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile