Farra com bebida e cigarro a bordo de avião renderá altas multas a 154 influenciadores

Um grupo de 154 influenciadores e estrelas da reality shows canadenses se divertiu no dia 30 de dezembro em um voo fretado de Montreal para Cancún. Sem máscaras, eles festejaram, dançaram, comeram, beberam e fumaram a bordo do Boeing 737 da Sunwing Airlines. A ideia do grupo era voar para o México a fim de comemorar o Ano Novo longe das regras mais rígidas de sua terra natal.

Nos vídeos (disponíveis ao longo desta matéria), é possível observar que os jovens não estavam usando máscara, além de terem levado muita bebida e até fumarem a bordo. Ainda que fosse um cigarro eletrônico, a prática é proibida. Em resposta, a Sunwing descreveu o comportamento dos passageiros como “indisciplinado”. 

As autoridades, por sua vez, relataram que os viajantes violaram vários regulamentos de aviação canadenses, bem como regulamentos de saúde pública e, por isso, devem impor altas sanções e penalidades ao grupo. O não cumprimento de regulamentos pode resultar em uma multa de até US$ 5.000 por violação. Se o comportamento for classificado como perigoso para a segurança, podem ser condenados a penas de prisão até três anos ou a uma multa de 750.000 dólares.

Até o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, falou no escândalo. “Nós levamos os incidentes neste voo charter muito a sério”, disse ele. “Quando algumas pessoas seguem estritamente as regras e outras têm esse nível de comportamento, é extremamente frustrante”.

De acordo com o Journal de Montréal, em resposta, a companhia aérea cancelou o voo de volta do grupo. As outras companhias aéreas locais, Air Transat e Air Canada, também se pronunciaram que não vão permitir o embarque do grupo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias