Fazendeiros ucranianos são vistos usando trator para ‘levar embora’ um helicóptero russo

Em mais uma cena inusitada da invasão russa na Ucrânia, fazendeiros locais levam embora um helicóptero da Rússia abatido por tropas terrestres.

O helicóptero Kamov Ka-52, famoso por seu design que lhe rendeu o apelido oficial de Alligator, tem sido bastante usado pela Rússia na invasão da Ucrânia, inclusive mostrando bastante resistência nas missões. Dados recentes dão conta que ao menos nove deles foram abatidos, mas que alguns estariam em um estado de possível recuperação, demonstrando a robustez do “crocodilo”.

Um desses abates teria ocorrido na região de Izyum por forças ucranianas da 95º Brigada de Assalto Aéreo, operando o sistema de míssil anti-carro (anti-tanque) Stugna, que é guiado a lazer, veja abaixo a cena do abate:

O curioso, no entanto, é que hoje surgiram imagens do que seria este mesmo Kamov abatido, já no chão e bastante danificado, mas ainda reconhecível pela seu estabilizador vertical – note que, por contar com motores contra-rotativos, o Ka-52 não possui rotor de cauda – e sendo puxado por fazendeiros.

Essa, inclusive, tem sido uma cena comum e que virou até meme na internet (compartilhados pelos próprios ucranianos), onde fazendeiros rebocam e levem para suas fazendas os espólios de guerra. Até agora, os registros mostravam os agricultores fazendo isso com tanques, blindados e peças de artilharia, mas não com um helicóptero, como é possível ver no vídeo abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias