
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), empresa estatal especializada em administração aeroportuária e prestação de serviços de gerenciamento e manutenção de aeroportos, informou nesta semana que esteve no Aeroporto Rui Mariz, da cidade de Caicó, no sul do estado de Rio Grande do Norte.
Segundo a Infraero, seus profissionais de Operações e Engenharia foram ao município em uma missão conferida pelo Governo do estado, com objetivo de realizar um Diagnóstico Situacional que deverá apontar necessidades e ações para o retorno das operações no aeroporto do município.
Profissionais de Operações e Engenharia da Infraero estão em Caicó (RN), em mais uma missão conferida pelo @GovernodoRN.
— Infraero Aeroportos (@infraero) March 6, 2023
O objetivo é realizar um Diagnóstico Situacional que deverá apontar necessidades e ações para o retorno das operações no aeroporto do município. pic.twitter.com/EU1dBSQnW6
O aeroporto potiguar está com pousos e decolagens proibidos há mais de um ano. Como mostrado previamente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) interditou o aeroporto de Caicó por meio da portaria nº 6.923/SIA, de 7 de janeiro de 2022.
Os principais fatores que levaram à proibição de pousos no local foram a falta de uma cerca de segurança, falta de vigilância, a presença de animais de grande porte (gado) e a invasão de moradores nas áreas de pátio e de pista.
As evidências verificadas durante a inspeção incluíram fezes de gado na pista, animais pastando na área operacional e crianças brincando na área onde se movimentam as aeronaves.
As únicas exceções à proibição são para necessidades de emergência médica ou de transporte de valores, mas que devem ser realizadas mediante prévia coordenação com o operador do aeródromo (DER/RN).
O aeroporto de Caicó tem código SNKK e uma pista asfaltada de 980 metros de extensão por 30 metros de largura, com cabeceiras 14/32.
