Fechamentos são programados no aeroporto de San José para retirar o Boeing 757 acidentado

O Aeroporto Internacional Juan Santamaría, em San José (Costa Rica) permanecerá fechado por cinco horas hoje e amanhã (13 e 14 de abril) para permitir o trabalho de remoção do Boeing 757 da DHL que se envolveu em um incidente no local em 7 de abril.

A aeronave, de matrícula HP-2010DAE, sofreu uma excursão de pista após retornar ao aeroporto com problemas hidráulicos. O avião pousou na pista 07 e, após uma corrida de cerca de 2.000 metros, virou para a direita e foi parar em um barranco. Com o impacto, o 757 partiu-se em dois.

A bordo estavam os dois pilotos do avião, de nacionalidade guatemalteca, que não sofreram ferimentos graves.

Segundo relata o site parceiro Aviacionline, agora, o trabalho para retirar a aeronave do local será concluído. A única pista do aeroporto permanecerá fechada e a estação aérea suspenderá as operações em horários programados para viabilizar a tarefa. Os encerramentos de operações acontecem entre 0h e 5h, hora local. Segundo a Aeris, empresa responsável pela gestão do aeroporto, serão afetados oito voos de passageiros e outros seis de carga.

A coordenação da operação necessária para retirar a aeronave começou no dia do incidente. No último domingo (10 de abril), a carga que transportava foi retirada e alguns componentes foram desmontados. As autoridades encarregadas de investigar o evento também participam do processo.

Ricardo Hernández, diretor geral da Aeris, observou que a operação no aeroporto “continua normalmente desde o dia do incidente”. Além disso, ele assegurou que eles foram ágeis para “aplicar os procedimentos com eficiência”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias