FedEx começa a testar, secretamente, voos com apenas um piloto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A maior empresa aérea cargueira do mundo, a FedEx, tem testado secretamente voos com apenas um piloto, em um movimento que pode mudar a indústria aeronáutica do futuro.

Foto de Kevin Hackert

Segundo o jornalista Jon Ostrower do Air Current, a empresa fez voos de teste no último dia 10 de fevereiro com apenas um piloto em comando, utilizando tecnologias da fabricante de helicópteros americana Sikorsky, que é parte do maior conglomerado de defesa do mundo, a Lockheed Martin.

Os dois voos duraram uma hora cada e incluíram aproximações, arremetidas, voos em órbitas, subidas e descidas segundo o FlightRadar24. Desde então o turboélice ATR-42 de matrícula N912FX, da subsidiária FedEx Feeder, voou mais de seis horas, as quais teriam sido com apenas com um piloto no cockpit.

Histórico do primeiro voo de teste – FlightRadar24

A tecnologia utilizada para garantir que um piloto não fique sobrecarregado, principal motivo pelo qual aviões complexos como o ATR exigem de fábrica a operação com dois tripulantes, não foi revelada ainda, e pode incluir desde um novo software com uma automação maior ou até uma espécie de robô com um braço para auxiliar a operação.

Colocar as operações de um piloto em pequenos voos cargueiros pode ser uma maneira “mais fácil” de introduzir a chamada operação single pilot no mercado, já que são voos mais curtos, sem passageiros e que, na malha da FedEx, são muitas vezes repetitivos.

Mais detalhes desta proposta não foram divulgados, sendo inclusive a primeira vez que um avião deste porte, e que já era usado operacionalmente, faz um teste destas características.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias