FedEx encomenda mais uma dezena de aviões turboélices ATR 72

Divulgação – ATR

A ATR anunciou um novo contrato com a FedEx para a aquisição de 10 aeronaves turboélices cargueiras ATR 72-600F.

A compra se soma a um pedido anterior de 30 unidades, com entregas programadas entre 2027 e 2029. O ATR 72-600F é o único cargueiro regional atualmente em produção e foi projetado especificamente para operações de transporte de carga.

O modelo incorpora as mais recentes tecnologias da série ATR -600 e conta com uma configuração otimizada para maximizar o volume disponível, que pode chegar a 75 m³, graças a nove redes verticais, pontos de fixação no piso e trilhos laterais. Além disso, sua ampla porta de carga, sistema de carregamento e seção transversal larga permitem a acomodação de contêineres-padrão da indústria (ULDs), facilitando sua integração com cargueiros de maior porte.

Com capacidade para transportar até 9,2 toneladas de carga, o ATR 72-600F será um ativo estratégico na frota da FedEx, substituindo modelos mais antigos e aprimorando a eficiência da malha logística global da companhia. A versatilidade da aeronave permite operações contínuas em diferentes países e condições climáticas, desde o calor de Miami, na Flórida, até as temperaturas extremas de Anchorage, no Alasca. O modelo desempenha um papel crucial na cobertura de mercados menores, garantindo operações eficientes de alimentação para a rede global da FedEx.

O pedido adicional da FedEx reforça a confiança no desempenho e na versatilidade do ATR 72-600F. Nossa versão cargueira oferece vantagens significativas em relação às conversões de aviões de passageiros, incluindo maior confiabilidade, disponibilidade e melhor planejamento a longo prazo”, afirmou Alexis Vidal, vice-presidente sênior comercial da ATR.

Os 10 novos aviões fazem parte de um grupo de pedidos não divulgados que a ATR anunciou no mês passado, consolidando ainda mais sua posição no mercado de aeronaves cargueiras regionais.

Pela Assessoria de Imprensa da FedEx

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias