A Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada de 05 a 09 de junho, foi marcada na LATAM pela operação especial para levar gratuitamente uma fêmea de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) de Recife para Brasília.
O transporte foi conduzido na última terça-feira (6) pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
O mico estava sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) após ser resgatado em Petrolina. O objetivo da sua mudança de lar é a preservação da espécie em extinção por meio de sua integração ao Programa de Conservação do Mico-leão-dourado e seguimento às diretrizes e orientações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira na Fundação Zoológico de Brasília.
O animal foi transportado no voo LA3783 que partiu do aeroporto de Recife às 16h15 (hora local) e pousou em Brasília às 19h (hora local). O transporte foi condecorado pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra em evento, na última segunda-feira (05), no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), em Recife.
A governadora, acompanhada da vice, Priscila Krause Branco, de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente, e da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Ana Luíza Gonçalves Ferreira da Silva, realizou a “entrega” do animal ao ICMBio e agradeceu ao apoio da LATAM no transporte gratuito.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais
O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, sempre visando a sua segurança, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.
Informações da Latam