Início Acidentes e Incidentes

Fenômeno climático com microburst faz aviões andarem e capotarem por pátio de show aéreo nos EUA

Um dos mais tradicionais shows aéreos dos EUA precisou ser cancelado no domingo após uma forte tempestade com microburst atingir a Base Aérea. Realizado na Base Aérea de McConnell, na cidade de Wichita, no Kansas, que é o berço da aviação americana, onde ficam as fábricas da Beechcraft, Cessna, Learjet, Mooney, além de grandes instalações da Boeing, o tradicional show estava no seu segundo dia quando fortes ventos se iniciaram.

No início da manhã, em torno das 06h00, se formou rapidamente uma tempestade, com temperaturas subindo de 27ºC para 33ºC em apenas meia hora. No meio da tormenta aconteceram dois fenômenos diferentes: Heatburst e Microburst.

O primeiro acontece quando há um aumento significativo e rápido da temperatura, geralmente à noite, acompanhado por ventos fortes e secos. O fenômeno ocorre quando uma corrente descendente de ar, que já é aquecida, desce rapidamente e aquece ainda mais ao se comprimir na aproximação ao solo. Isso pode causar turbulência significativa e representar um risco para a aviação dados os seus fortes ventos.

Já o microburst é uma forte e localizada corrente descendente de ar, bem similar à anterior, mas que ao atingir o solo, se espalha em todas as direções, causando ventos extremamente fortes em uma área pequena.

Os microbursts podem durar apenas alguns minutos, mas são extremamente perigosos para as aeronaves, especialmente durante a decolagem e pouso, pois podem causar perda repentina de sustentação, levando a acidentes.

Imagens mostram que um avião Cessna 150F (T-50) civil com pintura da Força Aérea Americana, ficou de ponta cabeça após sofrer ventos da microburst. Já um bimotor que aparenta ser um Beechcraft Model 18 (C-54) foi arrastado pelos ventos:

Como o show aéreo só abriria os portões às 9h00 da manhã, praticamente nenhuma pessoa estava na Base Aérea, e apesar do grande estrago, ninguém ficou ferido.

Sair da versão mobile