Fenômeno no enorme motor GE90 do avião B777 chama atenção; assista ao vídeo

Um vídeo publicado nesta semana, por um operador de solo da companhia aérea FedEx, tem chamado atenção pela internet ao mostrar um teste a plena potência com o propulsor GE90 do avião Boeing 777F, o maior motor turbofan em operação comercial no mundo.

A título de curiosidade, o GE90 tem incríveis 3,25 metros de diâmetro de fan (“ventilador” frontal), quase o mesmo valor do diâmetro interno da fuselagem dos aviões da família Boeing 737, que tem 3,54 metros.

No teste deste enorme motor, registrado pelo funcionário da FedEx, o equipamento é colocado em alta potência e, como já até vimos em outras matérias no AEROIN, a grande redução de pressão gerada pela sucção do ar na região da admissão costuma gerar condensação da umidade, em uma espécie de formação de nuvem em plena entrada do motor.

Neste caso, porém, o funcionamento do GE90 ocorria em um dia de chuva, com umidade muito elevada, deixando o fenômeno de condensação extremamente evidente, ocupando toda a entrada do motor e ainda revelando o típico vórtice gerado entre o solo e o bocal.

Veja a seguir a gravação do interessante fenômeno, e não se esqueça de aumentar o volume do seu dispositivo para ouvir o bonito som do motor do Boeing 777F durante a redução de potência ao final do vídeo:

Adicionalmente, deixamos a seguir também a sugestão de outro vídeo gravado pelo mesmo operador, em que um teste do motor CF6-80 do Boeing 767-300F gera o fenômeno de forma semelhante, porém em menor escala devido à presença de menos umidade no ar:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Voo israelense não pousa em Dubai por causa da chuva, desvia...

0
Um avião israelense que dirigia-se ao Dubai foi desviado para Abu Dhabi durante as tempestades dos últimos dias, mas os funcionários