Fica pronto o primeiro avião MC-21 com asa de materiais compostos feitos na Rússia

Imagem: United Aircraft Corporation

A Irkut Corporation (parte da United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) concluiu a construção da primeira aeronave MC-21-300 com uma asa de material composto polimérico de fabricação russa.

Na última segunda-feira, dia 29 de novembro de 2021, a aeronave foi transferida da oficina de montagem final na Irkutsk Aviation Plant da Irkut Corporation para a divisão de teste de voo.

Os especialistas da fábrica e empresas relacionadas devem agora realizar o programa de verificações de solo da aeronave e seus sistemas, a fim de prepará-la para seu primeiro voo.

O desenvolvimento e a produção de materiais compostos de polímero desenvolvidos na própria Rússia para as asas do MC-21 foram iniciados após a imposição de restrições comerciais contra o Aerocomposit pelos EUA em setembro de 2018.

A participação dos compósitos no projeto do MС-21 é de cerca de 40% – um número recorde para aeronaves de médio alcance. Os materiais domésticos para as estruturas de suporte de carga compostas foram desenvolvidos com a participação de cientistas da Universidade Estadual de Moscou e empresas da Rosatom.

Os painéis externos e a seção central da asa da aeronave MC-21-300 são produzidos pela empresa “AeroComposit-Ulyanovsk”. A tecnologia russa patenteada de infusão a vácuo é aplicada para a produção das asas.

Informações da United Aircraft Corporation

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias