Início Mercado

Filho de Cristina Kirchner apresenta projeto para evitar a privatização da Aerolíneas Argentinas

Imagem: Divulgação

A empresa Aerolíneas Argentinas, 15 anos após sua renacionalização, foi alvo de projeto de lei apresentado pelo deputado nacional Máximo Kirchner com objetivo de “proteger a empresa aérea”. O projeto proposto visa modificar a Lei 26.466 para impedir a transferência de ações da companhia de bandeira argentina sem a autorização do Congresso Nacional.

Conforme o comunicado oficial, a iniciativa vem com o objetivo de evitar que a privatização seja alvo de projetos dos grupos “La Libertad Avanza” e “Juntos por el Cambio, informou o jornal La Nación.

Maximo se somou à defesa da nacionalização da companhia ressaltando que significa a soberania na escolha de rotas e destinos que devem ser desenvolvidos. Além disso, assegurou que o objetivo da empresa para 2023 é terminar sem contribuições do Tesouro, enquanto as perdas caem a menos da metade em relação ao ano passado.

No que diz respeito ao debate eleitoral, a nacionalização da companhia aérea passou à primeira linha em um cenário de preservação econômica. A prioridade da defesa da nacionalização é definida pela necessidade de proteger a aeronáutica argentina de contrapropostas que dificilmente ajudariam a empresa a gerir gastos e receitas.

Em conclusão, o apoio dos resguardes políticos, com os projetos de lei defensivos, será fundamental para garantir o desempenho e a viabilidade da empresa. Com isso, a companhia de bandeira coordenará seus recursos de forma que a contribuição do Tesouro Nacional não seja mais necessária.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile