Fim da exigência do visto aumenta número de passageiros entre Brasil e Canadá

Mudanças na exigência para retirada de visto por brasileiros visitando ou passando pelo Canadá tem aumentado a procura por voos com destino ao país norte-americano. O boom também foi notado por passageiros mexicanos.




México e Brasil lideram o número de visitantes na América Latina, contando com aumento de 49% e 20% respectivamente após o fim da exigência de visto (em alguns casos) para nacionais destes países. Mesmo com a economia do Brasil ainda em baixa e com redução na oferta de assentos entre o Brasil e Canadá, o mês de dezembro bateu recorde de passageiros entre os dois países: 13.980 pessoas.

Este aumento estaria se seguindo pelos meses de janeiro, fevereiro e março. No ano passado um total de 139 mil pessoas chegaram ao Canadá oriundas do Brasil, e esse número em 2018 pode chegar a até 175 mil pessoas. E a perspectiva para 2019 também é das melhores, com a possível chegada da low-cost WestJet ao mercado brasileiro.




Dispensa do Visto não é para todos os brasileiros! 

Apesar da flexibilização da regra sobre o visto, o fim da exigência do mesmo é restrita para dois tipos de viajantes: quem tem um visto americano válido e de não imigrante (como o visto de turismo B1/B2) ou para quem teve visto canadense emitido nos últimos 10 anos. Isso se aplica mesmo para os passageiros em conexão no Canadá. Também não é exigido visto para quem possuir um Permanent Resident Card (aka Green Card) válido.

Caso você se encaixe em um dos dois critérios acima, é necessário pagar apenas a taxa de 7 dólares canadenses (R$17) para obter o seu ETA (Electronic Travel Authorization). Será necessário mostrar o comprovante de pagamento do ETA (que você recebe por e-mail) na hora do check-in, seja em formato digital no seu e-mail ou impresso. Clique aqui para solicitar o ETA.

Se você não se encaixa em algum dos casos acima para isenção, ainda é necessário solicitar um visto. Lembrando que brasileiros ou estrangeiros que possuem passaporte europeu, como português, italiano e britânico, não precisam de visto mas ainda sim é necessário o ETA.

Como você está viajando ao Canadá Qual documento de viagem você precisará:
Voando para ou em transitando por um aeroporto canadense e é elegível a solicitar um eTA Você pode solicitar um eTA ou um visto
Voando para ou em transitando por um aeroporto canadense mas você não é elegível a um eTA Você precisará solicitar um visto
Voando para o Canadá com sua família. Você é elegível para solicitar um eTA mas sua familia não é. Você pode solicitar um eTA. Os membros de sua familia deverão solicitar um visto.
Dirigindo dos EUA para o Canadá, chegando por ônibus, trem ou barco, incluindo cruzeiros marítimos para o Alasca (mesmo se não planeja desembarcar em porto canadense) Você precisará solicitar um visto.
Viajando entre o Canadá e os EUA em uma combinação de avião, trem, carro ou barco A melhor opção é solicitar um visto pois proporciona mais flexibilidade.
Voando para o Canadá e você tem um visto canadense válido Você pode viajar com esse visto até a data de sua expiração
Voado para o Canadá para estudar ou trabalhar por mais de seis meses Você precisará solicitar uma permissão de estudos ou de trabalho. O visto será emitido automaticamente, e permitirá que você embarque em seu vôo para o Canadá.

Com informações da CAPA, Destination Canada e Governo do Canadá.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dux Express duplica frota com a chegada de um novo avião...

0
A capacidade de carga da DUX Express, nova empresa brasileira de frete aéreo, ganhou um reforço com a chegada do segundo Cessna C208B