Fim de uma era: Azul dá adeus ao seu último jato brasileiro Embraer E190

Desde o final de janeiro, o AEROIN vem informando, de maneira exclusiva, os movimentos do último jato do modelo Embraer E190 da frota da Azul, que culminam agora com seu voo de devolução rumo a Portugal. No momento em que essa publicação foi escrita, a aeronave havia decolado de Confins (Belo Horizonte) rumo a Natal, antes de iniciar o cruzamento do oceano.

O avião que se despede do país tem marca PR-AZA (msn 19000150) e foi um dos primeiros recebidos pela empresa em seus primórdios, sendo que o modelo foi responsável pelo pontapé-inicial na aérea. Após ser retirado de operação, em 2020, o jato ficou armazenado no aeroporto Pampulha por cerca de dois anos, antes de ser levado a Confins e, então, decolar para fora do país.

Importante notar que, apesar de se desfazer dos E190, a Azul Linhas Aéreas ainda segue em posse de uma grande frota de aeronaves Embraer, com cerca de 50 jatos E195 das gerações E1 e E2. Esse número deve dobrar nos próximos anos, considerada a encomenda que a empresa aérea possui junto à fabricante brasileira.

Ao longo de sua história, a Azul operou um total de 22 aeronaves E190, muitos dos quais oriundos da JetBlue, empresa aérea que, assim como a brasileira, foi fundada por David Neeleman. Foi o avião que deu vida à empresa em seus primórdios, mas, com o tempo, foi perdendo espaço na frota e, por consequência, sendo gradativamente substituído pelos Embraer E195.

PR-AZA rumo a Natal – Imagem: FlightRadar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave