Com fim da produção do A380, Airbus passará a concluir os A321 também em Toulouse

A Airbus decidiu que vai criar novos recursos de produção para o modelo A321 em sua fábrica em Toulouse, na França, aproveitando o espaço que será deixado pela linha produtiva do gigante A380.

Airbus Toulouse Linha A380
Produção do A380 em Toulouse – Imagem: Nicolas Halftermeyer [CC]

Atualmente, a única Linha de Montagem Final (FAL) para o A321 na Europa está localizada na planta de Hamburgo da Airbus, na Alemanaha. Além disso, o A321 também está sendo montado e entregue em Mobile, nos EUA.

Em meados de 2022, as atuais instalações do A380 em Toulouse acomodarão uma linha A321 habilitada digitalmente como uma etapa para modernizar o sistema de produção da família A320 em Toulouse.

As novas instalações fornecerão mais flexibilidade para a produção do A321, mantendo a capacidade industrial geral das aeronaves de corredor único. Toulouse foi selecionada por várias razões, tais como: competitividade geral, tempo de colocação no mercado, custo de investimento, espaço disponível e recursos. A decisão já foi comunicada aos parceiros da Airbus.

“Estamos desfrutando de uma alta demanda sem precedentes para a nossa família A320neo e, especialmente, seus derivados A321 Long Range (LR) e Xtra Long Range (XLR)”, disse Michael Schoellhorn, diretor de operações da Airbus. “Para otimizar o fluxo industrial, decidimos aumentar nossa capacidade e flexibilidade de produção global do A321, além de estabelecer uma próxima linha de montagem final em Toulouse”.

Ampliação também nos Estados Unidos

Airbus Linha de Montagem Mobile Alabama
Hangar da Airbus em Mobile, Alabama

A Airbus anunciou no último dia 9 de janeiro que, como parte de seu plano de produzir 63 aeronaves da família A320 por mês em 2021, a empresa expandirá sua presença industrial nos EUA, aumentando a taxa de produção em suas instalações nos EUA para sete por mês até o início do próximo ano.

Esse aumento e o recrutamento contínuo da equipe de fabricação do A220 resultarão em mais 275 empregos adicionados nas instalações do estado do Alabama no próximo ano. A empresa também investirá outros US$ 40 milhões através da construção de um hangar de suporte adicional no local, elevando seu investimento total a mais de US$ 1 bilhão na cidade.

Veja mais detalhes dessa expansão da Airbus, rumo ao quintal de sua rival norte-americana, na matéria a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias