Finalizada a missão de ajuda da Força Aérea Brasileira com o avião C-130 nos incêndios do Chile

Reservatórios de água portáteis para abastecimento rápido do C-130 – Imagem: Força Aérea Brasileira

Após contabilizar o lançamento de 636 mil litros de água e mais de 40 horas de voo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que terminou, na última quinta-feira, dia 2 de março, o auxílio no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país.

A aeronave empregada na missão foi C-130 Hércules, sob o comando do Major Aviador Leonardo Pacheco Martins da Silva, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT – Esquadrão Gordo). A equipe estava em atuação no Chile desde o dia 9 de fevereiro. 

“É uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, assim como demanda a coordenação de tráfego aéreo, já que são muitos tráfegos lançando na mesma localidade, o que exige muito da tripulação”, destacou o Comandante.

A operação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Ministério da Defesa e pela FAB. Os incêndios florestais, que atingiram várias regiões do país e causaram a morte de mais de 20 pessoas, destruíram quase 1.500 residências e deixaram quase 6 mil desabrigados.

O Capitão Aviador Ítalo Holanda de Oliveira, um dos pilotos que compuseram a equipe que estava atuando no Chile, falou sobre os desafios da missão. “O voo de combate a incêndio tem seus desafios e suas peculiaridades: a aeronave decola bem pesada e a gente atua com cerca de 50 metros acima dos focos de incêndio. Foi uma satisfação e um aprendizado muito grande, contribuir com o povo chileno”.

O C-130 Hércules utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System, ou Sistema Modular Aerotransportado de Combate a Incêndio). Trata-se de um conjunto de equipamentos instalado no interior do avião. Com capacidade para carregar 12 mil litros de água, o sistema pesa 770 quilos e conta com dois tubos, que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).

Imagem: Força Aérea Brasileira
Equipamentos instalados no interior do C-130 – Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Atuação da FAB em outras ocasiões

Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile, e os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) realizaram o lançamento de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.

O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM envia outro Boeing 777 para resgatar passageiros em Portugal, mas...

0
O Boeing da LATAM que teve problemas ainda está em Porto, e apesar do envio de outro avião, um passageiro optou por uma opção mais rápida.