Flamingos e maguari cruzam o Brasil de avião para sua nova casa

De acordo com informações da Latam, na última sexta-feira e sábado, 7 e 8 de outubro, oito aves foram transportadas em aviões, cruzando boa parte do país, em mais uma ação do Programa Solidário, no qual a companhia aérea doa transporte gratuito em seus aviões de carga ou de passageiros para atender a diversos tipos de situações.

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu 7 flamingos-chilenos (Phoenicopterus chilensis), acompanhados de 1 maguari (Ciconia maguari). Os animais aguardavam destinação adequada no Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, uma unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, de Fortaleza, no Ceará.

“Procuramos o Parque das Aves para abrigar essas aves por conta do seu trabalho de excelência em projetos de conservação de fauna silvestre. Eles aceitaram acolher as aves e, com o apoio da Latam Cargo, recebemos isenção de custos para o transporte aéreo, via Voo Solidário. Quatro dos animais chegaram ao Parque das Aves na sexta-feira de manhã, em um voo com conexão em São Paulo, e os outros 4 viajaram no dia seguinte”, comenta Alberto Klefazs, biólogo e analista ambiental do IBAMA, responsável pelo CETAS Fortaleza.

Inicialmente, as aves viviam em um criadouro conservacionista de Fortaleza. Quando as atividades do criadouro foram encerradas, as aves foram transferidas para o CETAS/IBAMA-CE. No local, além de receber os cuidados prestados por biólogos e tratadores, os animais também foram avaliados por um médico veterinário, para verificar se as condições sanitárias eram adequadas para que fossem transportados.

“Elas foram encaminhadas para o CETAS, que ofereceu cuidados adequados para as aves nesse período temporário. Ainda que a espécie não fosse frequentemente manejada pela equipe local, estamos em contato frequente com esse time, trocando experiências entre profissionais das duas equipes para otimizar os cuidados direcionados aos animais. Assim, compartilhamos informações sobre dietas, suplementos vitamínicos e caixas de transporte, entre outras, pois esses detalhes fazem toda a diferença para o bem-estar das aves”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Durante os 15 dias em que estiveram no CETAS/IBAMA-CE, as aves receberam marcações individuais, por meio de anilhas metálicas numeradas para identificação, passaram por avaliação clínica e receberam cuidados relativos ao controle de ectoparasitas, entre outros atendimentos veterinários importantes. A equipe também realizou uma adição de suplemento vitamínico na alimentação dos animais para minimizar os riscos de estresse por conta do transporte.

De acordo com a Latam, parte dos animais saiu de Fortaleza para São Paulo/Guarulhos no voo LA3527 e seguiu para Foz do Iguaçu no voo LA3336, que pousou em seu destino às 07h55 do sábado. A companhia não detalhou os voos das aves que chegaram na sexta-feira ao destino.

“Sustentabilidade é parte estratégica do negócio da LATAM. A companhia tem um compromisso real com o desenvolvimento sustentável do país e coloca a sua infraestrutura para apoiar na conservação da biodiversidade. Diante disso, é muito gratificante compartilhar nosso valor com a sociedade colocando o Avião Solidário em benefício de projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção”, destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil.

Com informações da Latam e do Parque das Aves

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias