Fly Armenia, a mesma do 737 misteriosamente desviado, está proibida de voar

Foto meramente ilustrativa – Plane World Berlin

O Comitê de Aviação Civil da Armênia suspendeu o certificado do operador aéreo da Fly Armenia Airways, a mesma empresa cujo avião, um Boeing 737-300 (EK-FAA), foi misteriosamente desviado para o Irã em fevereiro.

O fato foi bastante noticiado à época. O Boeing 737-300 partiu de Tallinn, na Estônia, E seu destino, de acordo com as autoridades armênias, deveria ter sido Gostomel, na Ucrânia, onde seria realizada uma manutenção e ele seria devolvido à companhia aérea em uma data posterior. 

No entanto, o avião seguiu para o sul, fez uma escala em Varan, na Bulgária, o que é bizarro, visto que a Bulgária, assim como outros países da UE, proibiu aeronaves armênias de voar em seu espaço aéreo desde junho do ano passado. Depois, o avião continuou voando para o Sul e, quando sobrevoava Teerã, declarou emergência, ali pousou e dali nunca mais saiu até hoje.

Por conta do mistério, a Embaixada dos Estados Unidos em Yerevan expressou preocupação com o incidente e pediu às autoridades armênias que averiguassem o paradeiro do avião. As sanções proíbem qualquer transferência de aeronaves fabricadas nos EUA ou de suas peças sobressalentes para a república islâmica e, se desrespeitarem essa regra, podem levar sanções à empresa aérea ou à Armênia.

No começo de março, o Comitê de Aviação Civil da Armênia havia comunicado que chegara a um “acordo provisório” com as autoridades iranianas sobre o retorno do avião à Armênia, mas até agora isso não aconteceu.

Com o Certificado de Operador Aéreo suspenso, pode apostar que esse Boeing 737-300 não chegará na Armênia nunca mais.

Informações do Pan Armeniam (CC) – adaptado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.