Início Empresas Aéreas

Foi visto em testes em pista o primeiro avião chinês C919 a ser entregue a um cliente

O C919 em teste, em cena do vídeo apresentado abaixo

Com a companhia aérea China Eastern Airlines tendo confirmado para dezembro a chegada de sua primeira unidade da nova aeronave a jato de fuselagem estreita C919, desenvolvida pela China Commercial Aviation Corporation (COMAC), o equipamento já começou a ser visto fazendo testes de pista.

O momento será histórico, pois o avião visto no vídeo a seguir é o terceiro desse modelo a ser construído, mas também representará a primeira entrega do C919 para uma operadora comercial.

Conforme descrito pelo FL360aero, que publicou a gravação acima, a aeronave vista com a pintura da China Eastern Airlines é a registrada sob a matrícula B-001J, e estava fazendo alguns testes no aeroporto de Shanghai Pudong (PVG/ZSPD), na China.

A COMAC, com sede em Shanghai, desenvolve e fabrica o C919 desde 2008. A primeira aeronave de teste saiu da linha de montagem em novembro de 2015 e, em maio de 2017, foi ao ar pela primeira vez. No meio deste ano, a COMAC anunciou a conclusão dos testes, num marco que foi seguido pela certificação da aeronave pela autoridade chinesa.

A aeronave pode ser produzida em diversas modificações com diferentes números de assentos (de 158 a 190). O alcance médio de voo do C919 será de cerca de 4.075 km, o máximo de 5,5 mil km, e a altura de até 12 km.

A COMAC já recebeu 28 pedidos para 815 unidades do C919, totalizando cerca de US$ 74 bilhões, segundo o site da empresa. Destas, apenas 34 aeronaves serão entregues a companhias aéreas estrangeiras e o restante a empresas chinesas.