Fokker 100 já tem data para dar adeus a mais uma empresa aérea

Foto Bidgee, CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia

A Virgin Australia anunciou os próximos passos da sua remodelação de frota, que inclui a desativação dos dez Fokker 100 remanescentes no começo de 2023. As aeronaves serão substituídas por jatos Boeing 737-700.

“A tripulação de voo e de cabine do Fokker 100, e as equipes de engenharia e suporte, serão progressivamente treinadas para operar e manter uma frota de 737 NG”, disse o comunicado da empresa, destacando que a troca deverá estar finalizada no começo de 2023.

Além da novidade sobre os clássicos Fokker, a empresa também destacou que receberá quatro Boeings 737 MAX 8 adicionais em fevereiro de 2023, os quais se somarão aos 25 Boeing 737 MAX 10 que a empresa ainda tem encomendados junto à fabricante norte-americana.

Estamos a caminho de retornar a 100% da capacidade doméstica pré-COVID até junho deste ano e esperamos exceder esses níveis até o final do ano. Este investimento em nossa frota reflete o aumento da demanda que estamos experimentando em todas as partes da Virgin Australia”, disse Jayne Hrdlicka, CEO da transportadora. “Temos uma idade média da frota mais jovem do que outras companhias aéreas que operam no mercado australiano e estamos em boa posição para eliminar gradualmente nossas aeronaves Fokker 100 mais antigas para opções mais eficientes em termos de combustível”.

Atualmente no mundo, poucas empresas ainda operam Fokker 100 de maneira regular, com destaque para companhias do Irã, por exemplo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias