Fokker cria projeto para desenvolver do zero um novo avião movido a hidrogênio

A empresa holandesa Fokker está trabalhando para criar o primeiro avião a hidrogênio do país. Com o objetivo de colocar o avião no mercado em 2035, a empresa está trabalhando com parceiros de cooperação para criar um motor de avião adequado para hidrogênio. O projeto recebeu o nome de Fokker Next Gen, cujo site já está no ar.

O diretor Juriaan Kellermann disse ao Nederlands Dagblad que a demanda por voos neutros em CO2 oferece novas oportunidades. “As oportunidades nunca foram tão grandes antes”, afirmou.

De acordo com o plano, a nova aeronave deverá sair da linha de produção em 2035, com capacidade de transportar passageiros em pela Europa com CO2 neutro. Kellermann acredita que é possível, mesmo que sejam necessários bilhões de euros de investidores para levar o projeto da prancheta para uma linha de produção que chegará a fabricar 150 unidades por ano.

O financiamento para o projeto vem de subsídios europeus e nacionais, como o Fundo Nacional de Crescimento holandês, que a empresa recebeu no ano passado. Como parte da iniciativa, a Fokker Next Gen trabalha junto com a Fokker Services e a Rolls-Royce para converter um Fokker 100 em Woensdrecht para que possa voar com hidrogênio.

A aeronave de demonstração a hidrogênio deve ser um sucesso para que o projeto siga em frente. O primeiro voo com o Fokker 100 convertido está programado para ocorrer em 2027.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Quixadá (CE) busca integração na rota da Azul Linhas...

0
Durante a reunião, foram discutidos aspectos relacionados à viabilidade técnica e operacional de incluir Quixadá na rota da companhia aérea.