Início Empresas Aéreas

Fontes na Antonov afirmam que foi destruído o An-225 Mriya, o maior avião do mundo

O Antonov An-225, em imagem apenas ilustrativa – Fonte: flyRosta, via YouTube

A ucraniana Antonov ainda não publicou oficialmente uma nota sobre a questão, porém, diversos veículos de mídia ligados a funcionários da empresa informam que está confirmada a destruição pela Rússia do Antonov An-225 Mriya, o maior avião comercial do mundo, conforme a imagem que vimos mais cedo aqui no AEROIN (caso não tenha visto, clique aqui para acessar).

O portal local Rádio Svoboda, por exemplo, diz que duas fontes na empresa confirmaram que o avião ucraniano foi atingido. Um dos maiores canais de aviação do mundo no YouTube, o Air-Clips.com, também afirma que pessoas ligadas à gerência da Antonov disseram que o An-225 e os demais aviões no Aeroporto Gostomel foram destruídos, conforme o vídeo abaixo.

Segundo o Air-Clips, além do Mriya, as fontes detalharam que o Antonov An-124 de matrícula UR-82009, que estava dentro do outro hangar, também em manutenção assim como o An-225, foi destruído.

Além dos dois grandes aviões, os jatos An-26, An-74 e An-28 que estavam no aeroporto também foram atingidos e destruídos.

Veja no vídeo a seguir o momento em que o Air-Clips passa a informação vinda das fontes da Antonov (você pode acionar a tradução automática de legendas em português através do menu do player):

O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia publicou uma nota em que lamenta a destruição do An-225. Veja a declaração do Ministro clicando aqui.

O Antonov An-225 Mriya não era apenas o maior avião do mundo, mas era também uma ferramenta de grande importância no transporte aéreo mundial, ao permitir que grandes e pesadas cargas, impossíveis de serem embarcadas em outros modelos de aeronaves, fossem transportadas de forma rápida para qualquer parte do planeta.

Além disso, desde 2020 se tornou uma ajuda relevante no combate à pandemia, já que permitia o transporte de enormes quantidades de material hospitalar de uma só vez, fazendo frequentes voos entre a Ásia e a Europa.

Atualização: até as 13h30 deste domingo, 27 de fevereiro, a Antonov Company apenas informou que ainda não tem condições de reportar qual a condição técnica da aeronave até que seus técnicos a inspecionam para avaliá-la.

Sair da versão mobile