Força Aérea Americana provoca a Marinha com novo comercial em Top Gun

Uma nova provocação saudável entre as forças armadas dos EUA está lançada, com um novo comercial da Força Aérea que será divulgado no “filme da Marinha”.

F-35 © U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Codie Trimble

O lançamento de “Top Gun: Maverick” está cada dia mais próximo, agendado para a última semana deste mês. Enquanto a sequência do filme mais famoso de aviação não chega às salas de cinema, a Força Aérea dos EUA (USAF) aproveitou para provocar a Marinha (US Navy).

As provocações saudáveis entre militares são algo normal em qualquer país, e nos EUA não é diferente e até maior, já que são cinco forças independentes (Exército, Fuzileiros, Marinha, Força Espacial e Aeronáutica), com recrutamento, orçamento e treinamentos segregados.

A disputa é acirrada pelas competições esportivas entre as forças armadas, principalmente no futebol americano. Mas agora isso foi levado às telonas.

Os filmes das forças

Top Gun conta uma história com enredo na Aviação Naval, mas ele tem um concorrente menos famoso, chamado “Águia de Aço”, que é sobre uma história na USAF. O segundo foi lançado antes do longa de Tom Cruise e com a mesma temática, baseada nos incidentes do Golfo de Sidra em 1981.

No entanto, a produção melhor e com um enredo mais realístico fez com que Top Gun fosse um sucesso maior, além de ter apoio da US Navy, ao contrário de Águia de Aço que teve que recorrer a caças de Israel.

Depois disso, e apesar de outros filmes de aviação terem sido lançados, Top Gun sempre se manteve no Top of Mind, culminando no forte apelo que levou ao lançamento da continuação da história, que será lançada a agora.

Um aspecto curioso, que é o tema central desta publicação, é que a USAF lançará um vídeo de recrutamento de militares, que será exibido antes das sessões de Top Gun Maverick nos EUA.

No vídeo, disponível acima, é possível ver várias cenas das aeronaves da USAF, incluindo o F-22 Raptor, F-35A Lightining II, A-10 Thunderbolt, F-16 Fighting Falcon, CV-22 Osprey, AC-130J Ghostrider e B-2 Spirit.

Mas o que chama mais atenção, é a narração, com a seguinte frase: “A Terra é 70% água, 30% terra, mas todo o céu, pertence à nós”, indicando que a USAF atua em todo o espaço aéreo, incluindo aquele que está sobre as águas, “território da US Navy”.

Os cortes do vídeo também se assemelham ao do trailer de Top Gun, colocando um clima do longa na campanha de recrutamento.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.