Força Aérea Brasileira levará bombeiros para ajudar nos esforços de resgate na Turquia

O socorro a uma das piores tragédias da história da Turquia terá o apoio de bombeiros brasileiros, que vão chegar lá através da Força Aérea Brasileira.

Na madrugada da última segunda-feira um tremor de magnitude 7,8 devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, tendo sido seguido por mais de 90 réplicas até esta quarta. O seu efeito foi sentido em um raio de 250 quilômetros, atingindo diversas cidades e municípios dos dois países, bem como em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano.

O balanço de mortos no momento é de 9.057 pessoas na Turquia e mais de 2.950 na Síria. Esta foi a pior tragédia desde 1939 na região, que é muito suscetível a tais fenômenos devido à sua localização geográfica. Diversos países e organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), já enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate para auxiliar na busca por sobreviventes.

Agora, será a vez do Brasil também enviar ajuda. O Corpo de Bombeiros dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo comunicaram hoje que estão enviando militares para ajudar na Turquia, mas o grupo pode ser aumentado com mais estados fornecendo ajuda.

Por enquanto, estariam confirmados 22 paulistas, 7 capixabas, incluindo uma cadela, e 6 mineiros, todos especializados em desastres humanitários, que embarcaram com a FAB em São Paulo rumo à Turquia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias