Estão chegando ao Brasil, de navio, mais dois novos aviões de caça Gripen para a FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá em breve mais um par de caças Gripen, já que na manhã deste sábado (24) eles estão chegando de navio em Santa Catarina.

Foto: SAAB

Os caças fabricados na Suécia serão os de números 3 e 4 recebidos pela FAB (além de mais um que está no Brasil com a Embraer para testes), de um total de 36 encomendados e possíveis mais 4 outros que podem chegar à força no futuro (sem contar uma negociação em andamento para mais 26).

O desembarque se dará no Porto de Navegantes, que fica ao lado do Aeroporto Internacional da cidade, com deslocamento do cais até o hangar feito por via terrestre, onde os caças são rebocados por uma rua.

Da última vez, os caças seguiram o mesmo percurso e ficaram no Hangar das Lojas Havan em Navegantes, onde foram preparados para o voo, mas não se sabe se isso ocorrerá desta vez.

De Santa Catarina, os aviões vão voando até Gavião Peixoto, cidade próxima de Araraquara, no interior paulista, onde fica a sede da Embraer Defesa e Segurança e as instalações da SAAB Brasil. Lá eles serão preparados para entrar em operação.

Foto – SAAB

Estes são os caças de série de número 3 e 4. Além deles e dos dois primeiros, há mais um que o Brasil recebeu antes, mas que é um protótipo e realiza voos de testes.

Os dois novos caças estão chegando a bordo do navio Minervagracht, que deverá aprotar no domingo em Navegantes. É possível acompanhar o trajeto em tempo real neste link.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias