Força Aérea Brasileira recebe mais quatro aviões de caça Gripen E

Quatro novos aviões de caça Gripen E foram entregues oficialmente à Força Aérea Brasileira em cerimônia realizada na Suécia, nesta quarta-feira (24). As aeronaves (que terão registros FAB4101, FAB4102, FAB4103 e FAB4104), no entanto, não virão voando ao Brasil, mas serão despachadas de navio, a exemplo do que foi feito com o primeiro exemplar do modelo. No total, o Brasil encomendou 36 caças do modelo em 2014.

A chegada do navio transportando os caças está prevista para meados de dezembro no porto de Navegantes, de onde os jatos seguem rebocados até o adjacente aeroporto da cidade, para que, dali, decolem rumo a Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Após a indução na Força Aérea, essas quatro aeronaves serão baseadas em Anápolis, no estado de Goiás, onde está localizado o 1° Grupo de Defesa Aérea da FAB.

As informações da Agência Brasil relembram que o país escolheu o modelo sueco em vez da norte-americana Boeing e da francesa Dassault pela transferência de tecnologia e cooperação industrial para o desenvolvimento e produção dos 36 caças Gripen.

Cerca de 350 brasileiros – engenheiros e técnicos – trabalham ativamente no programa de transferência de tecnologia, que inclui programas de treinamento na Suécia. Em 2016, foi inaugurado o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, no estado de São Paulo, onde engenheiros brasileiros e suecos trabalham juntos. 

Todos os 36 jatos serão entregues até 2024, sendo que uma parte deles será construída no Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias