Força Aérea comenta o ressuprimento aéreo que fez para tropa do Exército em Roraima

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa nessa segunda-feira, 16 de janeiro, que o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), chamado Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, realizou, na segunda-feira passada, dia 9 de janeiro, Ação de Ressuprimento Aéreo com aeronave KC-390 Millennium.

Acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o destino do grande avião multimissão foi o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima.

A operação ocorreu até esse último domingo, dia 15. Durante a missão foram entregues 25 toneladas de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade, incluindo víveres, suprimentos e material de construção.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Para o Comandante da Aeronave, Major Aviador Romulo dos Santos Pinto, é motivo de muita alegria poder cumprir essa missão.

“Ao lançar esses materiais, não apenas ajudamos a garantir o bem-estar dos militares nas regiões fronteiriças, mas também reafirmamos nosso compromisso de proteger e servir nosso país. O sucesso só foi possível devido o planejamento cuidadoso, treinamento rigoroso e a dedicação de nossas equipagens”, frisou.

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, em que o mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão.

Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias