
Na tarde de 30 de março, o presidente colombiano, Gustavo Petro, ordenou que todos os aviões de transporte da Força Aérea Colombiana, incluindo o avião presidencial, fossem disponibilizados aos passageiros afetados pelo fechamento da Ultra Air e da Viva Air.
“Diante da emergência causada pela cessação das operações das companhias aéreas Viva Air e Ultra, ordenei que todos os aviões da FAC, incluindo o avião presidencial, estejam a partir de agora prontos para o transporte dos usuários afetados”, disse Petro via Twitter. .
“Vou suspender todas as minhas viagens para que o avião presidencial possa ser utilizado em plena crise”, acrescentou, na altura em que indicou que vai avaliar as medidas a tomar com a equipe do Ministério dos Transportes e autoridade aeronáutica.
Não se sabe quais aeronaves serão usadas na operação, pois a FAC possui um número substancial de aeronaves de ligação e transporte que poderiam ser incluídas na ação. A Força conta com aeronaves Lockheed C-130 Hercules, CASA C-295, C-212, Boeing 737-400F (C-40) e KC-767, entre outras. Também será disponibilizado o Boeing BBJ 737-700 FAC 0001, o avião presidencial.
Adicionalmente, tendo em conta a relação da SATENA com a FAC, prevê-se que a sua frota seja também utilizada para o transporte de passageiros retidos.
Frente a la emergencia provocada por el cese de operaciones de las aerolíneas Viva Air y Ultra, he ordenado que todos los aviones de la FAC, incluido el avión presidencial, desde este momento sean dispuestos para el transporte de los usuarios afectados.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) March 30, 2023