Força Aérea dos Estados Unidos deve receber primeiros eVTOLs da Joby em 2024

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, empresa que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou, na última terça-feira (25), a terceira extensão de seu contrato Agility Prime com a Força Aérea dos Estados Unidos. A extensão do contrato de US$ 55 milhões eleva o valor potencial total do atual contrato da Joby com a Força Aérea para US$ 131 milhões e destaca o compromisso contínuo do governo dos EUA com a liderança neste novo setor.

Como parte do acordo, a Joby entregará e operará até nove de suas aeronaves de cinco lugares, de baixo ruído e zero emissões operacionais, fornecendo à Força Aérea e a outras agências federais uma experiência em primeira mão do desempenho da aeronave e suas possíveis aplicações.

Espera-se que as duas primeiras aeronaves sejam entregues na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, no início de 2024, e serão usadas para demonstrar uma variedade de possíveis casos de uso logístico, incluindo transporte de carga e passageiros. Ao fazê-lo, espera-se que eles se tornem os primeiros táxis aéreos elétricos a serem estacionados em uma base militar dos EUA.

O anúncio ocorre dias depois que quatro pilotos da Força Aérea, hospedados ela Joby em sua fábrica na cidade de Marina, Califórnia, se tornaram o primeiro pessoal da Força Aérea a pilotar um eVTOL como único piloto em comando durante todo o envelope de voo, incluindo a transição de vertical para voo alado.

Os voos, que foram pilotados remotamente do solo, ocorreram após a conclusão do treinamento em sala de aula e simulador e fazem parte da abordagem abrangente da Força Aérea para estudar aeronaves eVTOL e seu potencial papel futuro.

O programa Agility Prime é um exemplo notavelmente bem-sucedido de como as parcerias público-privadas podem fornecer tecnologia pioneira em alta velocidade”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby. “Somos gratos pelo apoio ao programa e pelo compromisso mais amplo do governo dos EUA com a liderança global neste novo e importante setor.

Além de nos permitir explorar a ampla gama de possíveis casos de uso no governo dos EUA, nossos parceiros de defesa também nos forneceram suporte de alto impacto enquanto nos preparamos para operações comerciais em 2025”, acrescentou.

Esta próxima etapa de treinar os pilotos da Força Aérea e operar aeronaves Joby em uma instalação da Força Aérea é um marco incrivelmente importante para o programa, fornecendo informações importantes para operações reais e validação de caso de uso para aeronaves de mobilidade aérea avançada”, disse o tenente-coronel. Tom Meagher, líder principal da AFWERX. “Além disso, as operações da Joby oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado acelerado com outros serviços do Departamento de Defesa e agências governamentais, incluindo a NASA e a FAA.

A Edwards Air Force Base é a segunda maior base da Força Aérea dos EUA e tem sido o local de centenas de “inovações” importantes da aviação. É onde o capitão Chuck Yeager e o Bell X-1 quebraram a barreira do som pela primeira vez em 14 de outubro de 1947, o X-15 se tornou a primeira aeronave alada a voar Mach 4, 5 e 6 e o ônibus espacial pousou pela primeira vez em sua rota inicial em retorno da órbita terrestre.

Estamos honrados em continuar a tradição de acelerar a tecnologia emergente da aviação ao nos tornarmos a primeira base a usar táxis aéreos elétricos, pois eles devem ser usados em operações comerciais“, disse o tenente-coronel Adam Brooks, Edwards Air Force Base, Califórnia, Comandante da Força de Teste Combinada de Tecnologias Emergentes. “Esta oportunidade nos permitirá experimentar em primeira mão a aeronave revolucionária de Joby enquanto nos preparamos para testar esta próxima geração de mobilidade aérea avançada”, acrescentou.

O anúncio de hoje é mais uma demonstração do compromisso do governo dos EUA em liderar o caminho na adoção da Mobilidade Aérea Avançada (AAM). Em fevereiro, dezenas de membros bipartidários do Congresso se uniram para emitir uma carta ao Departamento de Transportes, pedindo uma liderança mais forte dos EUA no AAM, enquanto em março a Casa Branca sinalizou seu apoio ao AAM e à aviação limpa, identificando-os como principais prioridades em seu resumo de Prioridades Nacionais de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica.

A parceria da Joby com o Departamento de Defesa começou há mais de cinco anos e fornece à empresa acesso a instalações de teste, experiência operacional inicial para clientes do governo, bem como uma compensação parcial em seus custos de pesquisa e desenvolvimento.

Desde que o programa Agility Prime foi estabelecido em 2020, o Exército, a Marinha, a Força Aérea e o Corpo de Fuzileiros Navais expressaram interesse ativo nas capacidades das aeronaves eVTOL, com a Joby anunciando em agosto de 2022 que o Corpo de Fuzileiros Navais participaria de testes de voo dirigidos pelo governo e exploração de casos de uso, incluindo reabastecimento, transporte de pessoal e aplicações de resposta médica de emergência.

Informações da Joby Aviation

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias