Força Aérea forma 388 novos Sargentos em seu “Berço dos Especialistas”, a EEAR

Repleta de muita emoção, foi realizada nessa sexta-feira, dia 25 de novembro, em Guaratinguetá (SP), a cerimônia militar de formatura da 255ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Olimpus – e da 33ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Árion – da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento, conforme imagens do vídeo a seguir, contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior:

Também estiveram presentes na solenidade Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues; Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Comandante da Aeronáutica comentou sobre o significado do ingresso dos novos graduados para a FAB.

“Como Comandante de nossa Força Aérea, é um privilégio regressar ao ‘Berço dos Especialistas’ e participar desta solenidade, em que a Escola de Especialistas de Aeronáutica entrega à FAB mais uma turma de jovens sargentos dispostos a continuar engrandecendo a imagem de nosso País”, ressaltou.

“Costumo dizer que nada possui valor tão expressivo quanto a vitória alcançada por meio de nossas próprias forças e de nossos próprios méritos. Todo esforço despendido aqui, no maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul, serviu para coroar ainda mais este dia, nos dando justificada razão para hoje celebrar”, completou o Oficial-General.

Os formandos tiveram como patrono o Major-Brigadeiro do Ar Ivo Gastaldoni, piloto do A-28 Hudson que, há 79 anos, bombardeava um submarino das Forças do Eixo, durante a Campanha do Atlântico Sul, na Segunda Guerra Mundial.

Já o paraninfo dos formandos foi o Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, ex-Comandante da EEAR e atual Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Prêmio Força Aérea Brasileira

O Prêmio Força Aérea Brasileira foi concedido aos formandos que obtiveram a primeira colocação geral do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica. A honraria foi entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.

Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa

O Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa é concedido aos primeiros colocados nas Escolas de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos das Forças Armadas. A homenagem foi entregue pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues acompanhado pelo Comandante da EEAR.

O aluno do CFS que obteve a melhor nota da Turma Olimpus foi o Sargento Marcus Vinícius de Freitas Trindade, natural de Pedro Leopoldo (MG).

“É uma felicidade muito grande. Lembrar de todas as noites sem sono, saber que todos os obstáculos que passei não foram em vão. Isso é inerente à profissão militar. Sou muito agradecido em saber que já fui soldado e, agora, sou o primeiro colocado da minha turma. Isso é muito gratificante porque demonstra que independente de onde você começou, o que importa é onde você quer chegar”, defendeu.

Já o primeiro colocado do EAGS da Turma Árion foi o Sargento Luan Gabriel Campos, natural de São José dos Campos (SP).

“É uma emoção muito grande. Nada paga esse momento. Só Deus e minha família sabem o quão difícil foi me adaptar aqui dentro, mas, no final, valeu a pena. Só tenho a agradecer à Escola; Graças a Deus consegui esse resultado. Estou muito feliz”, expressou.

No evento, houve palmas, lágrimas e muita emoção. O Suboficial da Reserva Marcelo Viana Marinho, pai do Sargento Brenno da Silva Marinho, frisou que teve o grato prazer de ver o filho seguindo os passos do pai.

“Para quem seguiu essa carreira, sente muita alegria de ver o filho passando de uniforme. A gente vai se emocionando, diz que não vai chorar, mas as lágrimas são incontroláveis”, comentou.

A solenidade marcou a promoção de 388 formandos à graduação de Terceiro-Sargento. No total, a turma é composta por 181 mulheres e 207 homens, que atuarão nas áreas de Fotointeligência (BFT), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Comunicações (BCO), Metalurgia (SML), Eletromecânica (SEM), Desenho (SDE), Cartografia (SCF), Guarda e Segurança (SGS), Bombeiro de Aeronáutica (SBO) e Informações Aeronáuticas (SAI), sendo distribuídos por todo o Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O “Berço dos Especialistas”

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira.

Mais informações sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica, podem ser acessadas em https://www2.fab.mil.br/eear/. O ingresso na Escola é feito por meio de exame de admissão, com provas realizadas anualmente. Para saber mais sobre o exame, acesse também https://www.fab.mil.br/exameadmissao.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes