Força Aérea mostra em vídeo a ação de um exercício de resgate de piloto ejetado em guerra

Cena do exercício de resgate, vista no vídeo abaixo – Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta nesta terça-feira, 30 de agosto, um vídeo com interessantes cenas de um treinamento de resgate de um piloto ejetado, feita durante o grande exercício de guerra em curso, promovido anualmente pela FAB.

A gravação, apresentada no vídeo a seguir, faz parte do conteúdo informativo sobre a visita do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ao Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que ocorreu na segunda-feira, 29, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS).

A comitiva, também formada por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Alto-Comando da Aeronáutica, além de Comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), conheceu a estrutura do Exercício, que é considerado um dos maiores treinamentos realizados pela FAB.

As autoridades foram recebidas pelo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. A comitiva participou de um briefing referente às missões realizadas no exercício e, ainda, acompanhou a Demonstração Operacional (DEMOP) de Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate (FTCSAR), missão que tem o objetivo de recuperar uma pessoa valiosa para o esforço de guerra amigo e impedir uma possível vantagem estratégica ao inimigo.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Eles também estiveram na exposição estática, onde estavam aeronaves de combate e exemplares da Lizard, a bomba guiada a laser que proporciona precisão nos lançamentos, e conheceram as Células de Cenário e de Avaliação do Desempenho Operacional (CADO), montadas nas barracas do Grupo de Comando e Controle (GCC).

Na ocasião, o Ministro da Defesa destacou a importância do Tápio, sobretudo pela oportunidade de promover a interação entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos da América.

“É a própria essência do nosso Ministério da Defesa, que busca essa interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil e, quando possível, com uma nação amiga, que é o que estamos vendo aqui em Campo Grande. Esse Exercício Tápio está em sua quinta edição, com quase mil militares presentes, mais de 30 aeronaves e que, em uma simulação de combate, consegue o adestramento das tropas. Então, é muito importante para o Ministério da Defesa e para as nossas Forças Armadas, ainda mais quando temos uma potência militar como os Estados Unidos da América, que vem integrar com nossas Forças, com ganho doutrinário, de adestramento e de troca de experiências”, destacou o General de Exército Paulo Sérgio.

Para o Comandante da FAB, mais uma edição do Tápio acontece para proporcionar o desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos.

“É também mais uma oportunidade que temos para atuar em um ambiente conjunto, ou seja, das três Forças, mas também combinado com a participação da Guarda Nacional dos Estados Unidos e do Estado de Nova Iorque. Logicamente que, além de um privilégio, trazer aqui autoridades civis e militares para testemunharem esse processo é muito importante para nós e para eles como cidadãos brasileiros”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comando de Preparo (COMPREP) é quem coordena o Tápio. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, explicou a relevância da manutenção do treinamento.

“Cada vez mais estamos consolidando o Exercício Tápio como fundamental para o desenvolvimento de doutrinas da nossa Força Aérea, nosso Exército Brasileiro, para a Marinha do Brasil e, agora, no contexto de guerra irregular, também com a participação da USAF, que complementa nosso Exercício. Hoje, atingimos um nível de excelência nesse tipo de operação que pode ser usado praticamente em qualquer conflito”, acrescentou.

Sobre o Tápio

O EXCON Tápio tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano conta com a participação de militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Tudo isso visando a contribuição para a ordem e a paz mundiais e compromissos internacionais, a garantia da soberania, integridade territorial e defesa patrimonial e a ajuda humanitária e mitigação de efeitos de desastres.

Dentre as atividades realizadas no Tápio estão Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes