Força Aérea Real aposenta de vez o avião Jumbolino, conhecido como ‘o Jato da Rainha’

Foto de Steve Lynes, CC BY 2.0, via Wikimedia

A Força Aérea Real do Reino Unido (Royal Air Force) disse nesta semana que concluiu a aposentadoria de todos os quatro quadrijatos BAe 146 restantes, conhecidos no meio aeronáutico como “Jumbolinos”, uma referência aos seus quatro motores, assim como têm o Boeing 747, o verdadeiro Jumbo Jet.

Duas dessas aeronaves removidas de operação eram configuradas para VIP e transportaram, muitas vezes, a Rainha Elizabeth II. Esses serão expostos em museus, enquanto os outros dois, configurados para o transporte de passageiros e carga foram vendidos a uma empresa australiana.

“A aeronave BAe146 serviu ao Reino Unido com orgulho ao longo de muitas décadas, inclusive durante inúmeras operações, incluindo no Iraque e Afeganistão. Após quatro décadas de serviço, a aeronave chegou ao fim de sua vida útil, e estou muito satisfeito que os jatos vão para boas casas e juntar-se-ão às coleções de dois fantásticos museus de aviação”, disse o vice-marechal-do-ar Suraya Marshall sobre as aeronaves configuradas como VIP.

A aposentadoria dos BAe 146 foi anunciada há um ano como parte dos cortes orçamentários no Reino Unido. Embora inicialmente o Ministério da Defesa não planejasse substituí-los, a RAF disse que agora está em processo de seleção de aeronaves de substituição e em breve fará um anúncio a esse respeito.

Mais informações dos jatos

Preservados – Os dois aviões que vão para museu são os de registros ZE701 (msn E1029) e ZE700 (msn E1031). O primeiro será parte do acervo da British Airliner Collection no aeroporto de Duxford, para onde foi levado em 25 de janeiro de 2022. O segundo será parte do South Wales Aviation Museum, no aeroporto de St. Athan.

Em voo – Os outros dois jatos, do modelo BAe 146-200QC foram integrados à frota da empresa aérea Pionair, da Austrália, onde serão empregados na carga aérea e operarão para a TNT Airways.

Os quatro jatos têm, em média, 32,5 anos e eram operados pelo Esquadrão 32 (Royal) com base no aeroporto de Northolt. Eles eram usados ​​para transportar representantes do governo, militares seniores e a família real. Por conta desse emprego, eles são conhecidos como “os jatos da Rainha”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias