Início Aviação Militar

Força Aérea Ucraniana admitiu que terá que esperar muito tempo pelos caças ocidentais

F-16 – Foto: U.S. Air Force por Sgt. Jonathan Snyder

Ucrânia terá que esperar muito tempo para a entrega de caças ocidentais de quarta geração, segundo um anúncio feito nesta segunda-feira (10) pelo representante oficial do comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia (APU) Yuriy Ignat.

“O candidato mais provável para a entrega é o caça F-16. Consideramos Typhoon, Gripen, e Rafale também. Eles terão que esperar muito tempo. Precisamos de aeronaves aqui e agora”, disse ele no ar do canal de TV ucraniano Rada .

Ignat enfatizou que a aviação russa é significativamente superior à ucraniana tanto em quantidade quanto em tecnologia. Segundo ele, sem superar o atraso e obter a supremacia aérea, é impossível uma contraofensiva bem-sucedida das Forças Armadas da Ucrânia.

Kiev declarou repetidamente seu desejo de receber aeronaves de combate de parceiros internacionais como parte de novas entregas de assistência militar. Ignat afirmou que os caças franceses Rafale e o sueco Gripen estão sendo considerados no Ocidente. 

Ao mesmo tempo, o Ocidente comenta cuidadosamente a ideia de transferir a aviação militar para a Ucrânia. Em 21 de março, o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder, da Força Aérea dos EUA, disse que o governo dos Estados Unidos continua aderindo à posição de não transferir os F-16 para Kiev após a decisão da Polônia e da Eslováquia de enviar aeronaves MiG-29.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile