Força do terremoto na Turquia dividiu a pista de um aeroporto em duas partes

Uma tragédia se abateu hoje sobre o centro e noroeste da Turquia e Síria, onde um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a região, deixando uma trilha de destruição. Aproximadamente 900 pessoas já foram confirmadas mortas e centenas ficaram feridas, segundo o governo turco. O epicentro foi localizado a 26 km da cidade de Gaziantep, que conta com uma população de cerca de 1,06 milhão.

O terremoto foi sentido em várias cidades da Turquia, incluindo Hatay, onde o aeroporto local foi gravemente danificado no evento. Como resultado, o governo turco anunciou que os voos de e para o local foram suspensos devido aos danos. O aeroporto fica no sul do país, perto da fronteira com a Síria e perto da cidade de Aleppo.

Um vídeo gravado no aeroporto (abaixo) mostra o estrago causado na pista de pouso, onde uma enorme rachadura se abriu. Para se ter uma perspectiva da força do tremor, o vídeo mostra a altura dos entulhos em relação ao comentarista.

As autoridades pediram às pessoas para se afastarem de edifícios danificados e para serem cuidadosas enquanto as equipes de resgate trabalham para desenterrar as vítimas. Ainda há risco de réplicas do terremoto, disseram os cientistas. Os sismólogos alertam que as réplicas podem causar ainda mais danos e destruição, por isso os moradores devem estar preparados para evacuar a área se for necessário.

O governo da Turquia já declarou estado de emergência na região e pediu ajuda internacional para as pessoas afetadas pelo terremoto. O país está lutando para lidar com os danos causados ​e para estabelecer um sistema de ajuda para as vítimas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias