Formulário de reportes sobre falha de motor em voo é fortalecido pelo BGAST: ANAC

Piper PA-42 Cheyenne III

Em outubro do ano passado, o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST) criou e disponibilizou o Formulário sobre Falha de Motor em Voo. Devido ao resultado satisfatório da pesquisa, o grupo quer fortalecer o canal com os pilotos, para que estes compartilhem suas experiências de forma contínua.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o formulário é voltado a pilotos da aviação geral, onde a resposta é anônima e o objetivo é auxiliar na mitigação de riscos de novas ocorrências.

A partir do documento, é possível colher informações sobre falhas de motor em voo (perda de potência ou apagamento) das aeronaves da aviação geral brasileira. Os dados são usados exclusivamente pelo BGAST para elaboração de “Safety Enhancements”, que são ações para melhorar a segurança operacional da aviação brasileira.

O reporte é anônimo, já que o estudo é para criar medidas que solucionem as falhas e não tem poder fiscalizador ou regulatório. Tendo como base os relatos, é possível agir de forma antecipada em relação aos dados recebidos e pode ser realizado um gerenciamento de risco. Além de orientar os operadores da aviação geral, o recebimento de reportes também facilita a análise do cenário para elaboração de artigos e estudos técnicos.

No relatório realizado pelo BGAST a partir das primeiras divulgações, foi possível mapear o que ocasionou a falha e quais foram as consequências.

BGAST

Aprovado pela Resolução ANAC nº 399, de 12 /12/2016, o BGAST tem como objetivo a melhoria contínua da segurança operacional da aviação geral brasileira. A apresentação de melhorias e o incentivo à adoção das melhores práticas se dão por meio dos “Safety Enhancements”, construídos a partir de dados das ocorrências na aviação geral. Atualmente, o BGAST conta com quatro sub-grupos: Perda de Controle em Voo ou em Solo; Falha de Motor em Voo; CRM/Ações Educativas; e Aviação Sub-Regional.

O BGAST já emitiu sete “Safety Enhancements”. Três de Perda de Controle em Voo ou em Solo, dois de Falha de Motor em Voo, um de CRM/Ações Educativas e um de Aviação Sub-Regional. Os “Safety Enhancements” estão disponíveis na página do BGAST no portal da ANAC.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias