Início Acidentes e Incidentes

Forno de cozinha pega fogo a bordo e pilotos retornam em emergência com seu Airbus A321

Airbus A321 semelhante ao envolvido – Imagem: Björn Strey, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um Airbus A321 que realizava um voo de passageiros entre os Estados Unidos e a Irlanda, no último sábado (15), teve problemas em uma das cozinhas e precisou ser levado de volta ao aeroporto de origem, após os pilotos relatarem fogo a bordo.

O voo EI-116 de Washington para Dublin, operado pela aeronave de matrícula EI-LRG, da Aer Lingus, decolou da pista 30 do Aeroporto Internacional Washington – Dulles às 17h11, com 174 passageiros e 6 tripulantes.

Mayday e Pan-Pan

Após deixar o aeroporto, segundo reporta o The Aviation Herald, a tripulação declarou “Mayday” (expressão usada internacionalmente nas comunicações de rádio para indicar uma situação que requer a adoção de um procedimento de emergência) relatando que um forno de cozinha traseiro estava pegando fogo.

Diante do ocorrido, os pilotos pararam a subida a 4 mil pés (cerca de 1,22 km) de altitude e solicitaram ao controle de tráfego o retorno para o aeroporto de origem. No entanto, durante o retorno e posicionamento para pouso na pista 19L, a tripulação informou que o fogo havia sido extinto.

Assim, os pilotos rebaixaram sua chamada para “PAN PAN”, mensagem utilizada quando há uma situação que é urgente, mas, por ora, não representa um perigo imediato, e prosseguiram para o aeroporto.

A aeronave pousou com segurança cerca de 17 minutos após a partida. Ao permanecer no solo por cerca de duas horas e meia, o A321 decolou novamente para a Irlanda, sem novas intercorrências.

Trajetória da aeronave evolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile