Forte alta no movimento nos aeroportos do Brasil em maio anima o setor

Maio pode ser considerado um dos melhores meses de 2021 para o setor aéreo nacional. É o que afirma o Ministério do Turismo, uma vez que, após a alta no número de assentos ocupados nas três principais empresas aéreas que voam pelo Brasil, os aeroportos também apresentaram bons números para o segmento.

Aeroporto de Foz do Iguaçu – Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que a movimentação nos aeroportos teve uma alta de cerca de 39% em maio em relação a abril deste ano. Isso significa que pelo menos cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais usou o transporte aéreo no país.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os bons números sinalizam o início da recuperação do segmento, que integra a cadeia produtiva do Turismo, a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

“O número animador nos traz a reflexão de que estamos no caminho certo para possibilitar a retomada dos serviços turísticos, que foram duramente impactados pela pandemia. A medida em que a vacinação tem avançado no país, com os esforços contínuos do governo federal em antecipar a entrega de doses contratadas, os brasileiros começam a retomar as viagens, de forma segura e responsável. Daqui para frente, esse número será cada vez maior”, disse.

Entre os aeroportos mais movimentados do país, estão o de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e o de Congonhas (SP), respectivamente.

O terminal pernambucano, por exemplo, ampliou em 20% o volume de passageiros no mês de maio na comparação com abril. Além disso, o estado foi responsável pela operação de um dos voos mais procurados do País no acumulado de janeiro a maio (Guarulhos/Recife). Outro que apresentou uma alta representativa foi o de Viracopos, que aumentou em 15% o número total de viajantes, segundo a administradora do terminal.

Os números registrados em maio na comparação com o mês anterior trazem otimismo para o segmento. O aeroporto de Maceió (AL), por exemplo, estima ampliar de 18 para 25 os voos diários no mês de julho. Outro aeroporto que projeta ampliação para o próximo mês é o de Belo Horizonte (MG). Neste mês, o terminal já opera 35 voos e pretende ampliar este número. A expectativa é de que até o fim de junho, cerca de 470 mil passageiros passem pelo aeroporto.

Selo Turismo Responsável

Lançado em junho, o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança.

O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 28 mil estabelecimentos turísticos do país.

Com informações do Ministério do Turismo

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Azul tem destaque e conquista o primeiro lugar em ranking de...

0
O ranking setorial da Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), que desde 2014 realiza levantamentos sobre a reputação