Na terça-feira da semana passada (5), um avião da Trigana Air teve que cancelar a decolagem no Aeroporto Internacional de Sentani, em Jayapura, na Indonésia, devido a um incêndio no motor, o que resultou em ferimentos a alguns passageiros durante a evacuação apressada da aeronave.
De acordo com Surya Eka, chefe do departamento de relações com o público do Aeroporto de Sentani, quatro dos 121 passageiros a bordo do voo Trigana Air 237, com destino a Wamena na Papua Highland, ficaram feridos no incidente que ocorreu às 11h21, horário local.
“Não houve fatalidades no incidente, mas alguns passageiros ficaram feridos”, confirmou Eka, explicando que os ferimentos ocorreram enquanto os passageiros se apressavam para sair do avião pelas portas de emergência. Os passageiros sofreram apenas ferimentos leves e receberam cuidados médicos nas instalações de saúde do aeroporto. Apesar disso, o voo foi cancelado devido ao incidente.
Trigana Air 737-500 evacuated at Jayapura Sentani Airport after flames appeared in its left engine during taxi.
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) November 5, 2024
Surya Eka, Stakeholder Relations Department Head of Sentani Airport confirmed that there were no fatalities in the incident, only a few passengers suffered minor… pic.twitter.com/u9gxzOBIhw
Foi revelado que a autoridade do Aeroporto de Sentani e a empresa Trigana Air aguardam o relatório de investigação do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (NTSC) sobre o incêndio no motor do jato Boeing 737-500. “As atividades no Aeroporto Internacional de Sentani foram retomadas ao normal, apesar do incidente,” afirmou Eka.
Enquanto isso, Irwan Rohendi, gerente da Trigana Air para Papua, informou que devido ao cancelamento do voo, a companhia transferiu os passageiros para outros voos. “Alguns passageiros já foram embarcados para Wamena nesta tarde, enquanto os outros viajarão amanhã (quarta-feira),” comentou Rohendi.
Ele confirmou que os ferimentos ocorreram quando os passageiros tentaram evacuar rapidamente a aeronave ao verem um dos motores pegar fogo. Um dos passageiros feridos sofreu uma torção. A situação foi contida sem maiores complicações, e a investigação oficial deve fornecer mais detalhes sobre as causas e medidas preventivas futuras.