Início Variedades

Foto de avião cruzando o céu com rastros na frente e atrás chama a atenção

Foto: Anadolu

Uma foto feita no sudeste da Turquia, mais precisamente na cidade de Vane, chamou a atenção de jornalistas da agência estatal Anadolu, que procuraram um comandante da companhia aérea nacional, Turkish Airlines, para falar a respeito. A imagem mostra uma aeronave de grande porte cruzando o céu, com o rastro de contrail atrás e uma enorme sombra à frente.

O comandante da Turkish, Erdem Olur, foi procurado pela Anadolu e falou sobre o fenômeno visto no céu, destacando que trata-se de uma vista comum para quem observa aeronaves com frequência.

Como explica Olur, enquanto os aviões estão voando, gases a cerca de mil graus de temperatura saem do escapamento dos motores. Isso, combinado com o frio de 40-50 graus negativos a uma altitude de cerca de 11 mil metros, cria uma “nuvem de vapor” e dióxido de carbono na parte traseira dos aviões, que congelam e criam o que é conhecido como contrail.

Ele observa que os aviões operam normalmente e que este fenômeno não causa nenhum risco à segurança dos voos, pelo contrário, são resultados químicos e físicos do voo a jato, já verificados durante milhares de horas de testes e provas, antes da concessão de uma homologação à aeronave.

Nesse caso da foto acima, porém, o comandante saliente que a sombra da nuvem de fumaça deixada atrás do avião foi refletida pela sombra do sol na direção do avião, criando uma visualidade única, mas não incomum de se ver.

Ele também enfatizou que essa visão única não pode ser vista por eles na cabine,, que só pode ser vista do solo, inclusive a sombra gerada pela luz do sol,

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile