Fotógrafo leva multa após postar na internet foto proibida de um avião Boeing 747

Foto de Sidowpknbkhihj via Wikimedia

Um jovem, que se autointitula ‘explorador urbano’ e cujo hobby é visitar estruturas abandonadas para fotografar seus interiores, violou a lei após subir a bordo de um jato Boeing 747 Jumbo armazenado no aeroporto de Cotswold, no Reino Unido.

Liam Greig, 32, costuma visitar casas abandonadas ou outros prédios e produzir material fotográfico sobre eles, mas, dessa vez, ele ultrapassou os limites ao entrar ilegalmente em um aeroporto para embarcar em uma aeronave aposentada.

Com três outros homens, Greig rompeu a cerca no aeroporto em 30 de janeiro e subiu a bordo de um Boeing 747-400 ex-British Airways, diz o The W&G Standard. Depois de tirar fotos a bordo, ele saiu imediatamente. Não houve vandalismo, roubo e nenhuma tentativa aparente de se envolver em qualquer tipo de atividade maliciosa. Ele até deixou sua máscara na foto.

A equipe do aeroporto notou o carro do intruso e chamou a polícia. Ele, no entanto, conseguiu sair antes. Mais tarde, ele publicou uma foto sua dentro do avião, que foi usada pelas autoridades para localizá-lo. Quando o encontraram, ele confessou que fez as fotos.

Seu advogado, Stefan Sims, disse ao jornal britânico:

“Se Greig não tivesse prestado um depoimento completo, a polícia poderia ter tido problemas em levar o caso a tribunal. Ele é um homem de família que tem vários problemas de saúde. Seu hobby é ser um explorador urbano e ele frequenta muitos locais abandonados, que incluem antigas casas senhoriais, túneis e edifícios industriais. Após este incidente, ele não embarcou em mais nenhuma aventura. Ele aprendeu muito a lição com este processo judicial”.

Com base em sua confissão e falta de intenção criminosa, um juiz lhe impôs uma multa de cerca de US$ 500. Uma fotografia bastante cara.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias