Depois que forças do governo mexicano prenderam o filho do narcotraficante El Chapo, do cartel de Sinaloa, nesta quinta-feira (5), a região de Culiacán passou a viver momentos de terror. Bloqueios em vias, saques e violência têm sido reportados na região, enquanto militares e policiais do México atuam para tentar controlar a situação.
Há poucas horas, como o AEROIN informou, um avião Embraer E190 da companhia aérea AeroMexico foi alvejado no aeroporto, enquanto se preparava para decolar. Um vídeo gravado dentro da aeronave mostrou como os passageiros se encolheram no chão quando notaram que eram o alvo dos tiros.
Fotos posteriores (abaixo) mostram que a aeronave recebeu tiros em sua fuselagem, vindo a ficar danificada. Embora o poder de fogo dos bandidos, com munições capazes de traspassar o metal da aeronave, felizmente não houve relatos de passageiros feridos a bordo do jato da AeroMexico.
Como resultado dos confrontos, o aeroporto de Culiacán foi fechado até segunda ordem. Uma reavaliação será feira na noite desta quinta-feira pelas autoridades.
Aeromexico Connect E-190 (XA-ALW) on flt #AM165 came under gunfire while in its take-off run at Culiacan AP (MMCL), Mexico. Bullets penetrated the aircraft. At the time an armed standoff erupted in the terminal when police tried to arrest O. Guzman, son of Sinaloa cartel leader. https://t.co/FMhf8SBazm pic.twitter.com/2MYBxzX9f3
— JACDEC (@JacdecNew) January 5, 2023