Fotos mostram helicóptero ACH160 embarcado no Beluga que virá ao Brasil

Fotos: Autor desconhecido / Via redes sociais

Nos próximos dias, o Brasil receberá a primeira visita de uma aeronave Airbus Beluga, que trará em seu interior um moderno e luxuoso helicóptero corporativo ACH160. A aeronaves de asas rotativas está sendo importada pela Helibrás e, no futuro deve ser entregue a um cliente brasileiro.

Na manhã deste sábado, começaram a surgir as primeiras fotos do embarque do grande helicóptero na França, bem como a máquina já acomodada dentro do Beluga de matrícula F-GSTB, o Beluga #2 entre os 5 que a Airbus utiliza, antes de sua partida rumo ao Senegal, uma das escalas técnicas antes de seguir para o Brasil.

Entre o domingo e a segunda-feira, a aeronave ainda passará por Fortaleza e Campinas, sendo que, na última cidade, a valiosa carga de cerca de US$ 16 milhões será desembarcada.

A CARGA – Atualmente, segundo dados do RAB, há três ACH160 com matrículas reservadas no Brasil, sendo que dois deles – PS-AXM e PS-BXM – estão em nome da Helibrás e uma terceira – PS-PCT – está em nome da holding Romanof Ltda. É importante saber, no entanto, que nenhuma destas aeronaves ainda está no Brasil e ainda não há uma confirmação pública sobre qual delas está sendo trazida nesta viagem. (Atualização: após a montagem da aeronave, revelou-se que se trata da matrícula PS-AXM).

Modelos do ACH160

A família ACH160 é projetada em três versões – Line, Line Lounge e Exclusive – para atender as diferentes necessidades desse exigente mercado, com diferentes níveis de customização e sofisticação para melhor se adequar ao estilo de cada cliente.

O ACH160 é a versão premium do novo helicóptero H160 que foi certificado pela EASA em 1º de julho de 2020. É o mais novo membro da família ACH e um dos helicópteros mais avançados de sua classe. Oferece 20% mais volume por passageiro em comparação com os helicópteros da geração anterior da mesma categoria e janelas 35% maiores, resultando na cabine mais iluminada.

Serviço de carga

Em janeiro deste ano, a Airbus anunciou que passaria a oferecer um novo serviço de carga aérea a quem quisesse contratar, utilizando os jatos Beluga Super Transporter, modelo que é um A300-600 modificado com um grande “domo” na parte superior da fuselagem.

O novo serviço está sendo possível, já que a Airbus desenvolveu uma nova e maior versão, nomeada BelugaXL, que é baseada no A330-200. Com isso, os antigos Beluga foram aposentados do transporte de peças de aeronaves para serem usados na nova subsidiária de carga da Airbus, com seu próprio certificado de transportador aéreo.

O novo serviço Airbus Beluga Transport pode atender a uma infinidade de aplicações de mercado possíveis, uma vez que os aviões possuem a maior seção transversal interna do mundo de qualquer aeronave de transporte, acomodando cargas de até 7,1 m de largura e 6,7 m de altura.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias