Neste domingo (19), o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, publicou em seu perfil no LinkedIN fotos do andamento das obras da área de escape de uma das cabeceiras de Congonhas, a 17R. Pelas imagens e pela descrição, o projeto está quase concluído desse lado da pista.
“Olha só os spoilers do andamento das obras na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Congonhas! A Infraero Brasil acaba de concluir a concretagem da laje final da cabeceira 17R, parte fundamental para a realização do nivelamento para receber o EMAS, tecnologia que permite ampliar a segurança operacional em aeroportos com limitações de espaço”, disse Sampaio.
A área de escape é tecnicamente chamada de Engineered Material Arresting System (EMAS) e é utilizada para desacelerar aeronaves que ultrapassam o final da pista por meio do esmagamento de blocos de concreto.
“O mais legal é que o Aeroporto de Congonhas será o primeiro da América latina a contar com essa estrutura. Mais uma conquista aeroportuária para os brasileiros”, conclui o Secretário.
Saiba mais do sistema no infográfico abaixo. As obras prosseguem e devem chegar ao outro lado da pista do aeroporto central da capital paulista.