Veja em fotos e vídeos o Antonov 124 que está em Salvador hoje

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Antonov Airlines AN-124 Ruslan

Nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de setembro, você pôde acompanhar aqui no AEROIN a vinda e a chegada do grande avião cargueiro Antonov AN-124 Ruslan ao Salvador Bahia Airport. Agora, trazemos uma matéria com várias fotos e vídeos para você ver detalhes sobre este gigante que está na capital baiana hoje.

A aeronave de matrícula UR-82072, da companhia aérea ucraniana Antonov Airlines, partiu de Santiago, capital do Chile, à 01h58 da madrugada desta sexta-feira, horário de Brasília. A bordo, uma grande carga de cerca de 83 toneladas.

FlightRadar24 Voo Antonov AN-124 Santiago Salvador
O voo de Antonov AN-124 de Santiago a Salvador – Imagem: FlightRadar24

Outras aeronaves até conseguiriam transportar esse peso total de 83 mil quilos, porém, não concentrado um poucas peças, mas sim em muitos pallets distribuídos pela fuselagem.

Nesse caso, com o peso enorme de cada peça, associado à dimensão de mais de 4 metros de largura da maior delas, somente o Antonov AN-124 ou seu irmão maior AN-225 seriam capazes de cumprir a missão.

Para você ter uma noção melhor do tipo de desafio envolvido, uma empresa especializada em logística de cargas especiais precisou ser contratada para cuidar da movimentação de solo das peças. A Over Projects planejou o trabalho, que envolveu até mesmo desenhar e fabricar suportes metálicos para agilizar o carregamento no Chile e o descarregamento em Salvador na rampa da aeronave.

Avião Antonov AN-124 Ruslan Salvador
Imagem: Salvador Bahia Airport

Após a partida do Chile, foram 4 horas e 59 minutos de voo até a chegada na capital da Bahia, onde ocorre o desembarque da carga, destinada a uma empresa do setor agrícola no estado.

O pouso no Salvador Bahia Airport aconteceu às 6h56, e muitas pessoas aguardavam nas cercanias do aeroporto para ver o segundo maior avião do mundo. Uma delas era Leandro Botter, que filmou o gigante e nos disponibilizou o vídeo que você vê a seguir:

Antonov Airlines AN-124 Ruslan

Antonov Airlines AN-124 Ruslan

O Antonov 124 é uma aeronave de Código F, ou seja, requer uma pista com 60 metros de largura e comprimento superior a 1800 metros, além de padrões operacionais, infraestrutura e segurança especiais. Assim, não é todo aeroporto que tem condições de receber um avião desse porte.

O cargueiro ucraniano tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.

Avião Antonov AN-124 Salvador Bahia Airport

Antonov Airlines AN-124 Ruslan

Antonov Airlines AN-124 Ruslan

Uma curiosidade desse modelo de avião é a maneira como é feita a descarga. Enquanto na maioria das aeronaves convencionais ela é feita por portas na parte lateral do avião, no Antonov a descarga é realizada pela traseira ou pela parte frontal, neste último caso elevando o nariz da aeronave.

Além da abertura do nariz, seu trem de pouso dianteiro é feito com um sistema que permite o abaixamento da fuselagem até bem perto do nível do solo. Dessa forma, a rampa de embarque fica com um desnível suave, facilitando a entrada de cargas tão pesadas no enorme interior de sua fuselagem.

Antonov Airlines AN-124 Ruslan Motores

Antonov Airlines AN-124 Ruslan Motor

Segundo programação aprovada pela ANAC até o momento da publicação desta matéria, a partida do gigante está programada para 8h00 da manhã deste sábado, 12 de setembro. O voo de número ADB-311 partirá de Salvador rumo à ilha de Curaçao, no mar do Caribe.

Se você ainda não conhece como é o interior da cabine e do cockpit do Antonov AN-124, te convidamos a conferir na matéria que fizemos há poucas semanas, quando outro Ruslan passou por Brasília e Campinas (SP). Você pode conferir clicando aqui ou no título logo abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias