Início Aviação Militar

França pode substituir avião radar da Boeing por plataforma da SAAB

A sueca SAAB pode em breve ter mais um cliente da sua plataforma de aviões radares, que pode substituir um clássico da Boeing.

Imagem: Saab

A empresa sueca que fabrica os caças Gripen e também a parte de radar do Embraer E145 AEW&C pode, em breve, ter mais um cliente para o GlobalEye, que é o radar sueco instalado no jatinho executivo Global 6000 da canadense Bombardier.

Hoje, a França utiliza 4 jatos Boeing E-3 Sentry, versão de radar aéreo do 707 e equipada com motores CFM56, o mesmo que propulsiona o 737 e A320. Porém, as aeronaves estarão chegando no final da sua vida útil no final desta década, já que foram entregues em 1991.

Nesse contexto, o Presidente da França, Emmanuel Macron, estará visitando a Suécia em breve para dar as boas vindas do país na OTAN e pode tratar deste assunto.

Segundo o portal MetaDefense, existem rumores que a França escolha o GlobalEye como substituto do Sentry, ao invés de continuar na linha Boeing com o Wedgetail, que é feito a partir do jato comercial 737-700.

Caso se confirme, será o primeiro contrato da SAAB em que ela se beneficia diretamente da entrada da Suécia na OTAN, vendendo para países da aliança.

Sair da versão mobile