Frankfurt limita voos cargueiros para ter pessoal para atender passageiros

O “caos aéreo” instalado em partes da Europa tem levado a uma mudança de prioridades no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha.

Imagem: pixabay (https://pixabay.com/photos/airport-frankfurt-fra-lufthansa-3728956/)

O maior aeroporto do país e principal sede do Grupo Lufthansa, maior companhia aérea da Europa em frota e pessoal, tem conquistado o espaço do seu “vizinho”, o aeroporto Frankfurt-Hahn, como porta de entrada e conexão de cargas da cidade alemã. Com o esvaziamento causado pela pandemia o Frankfurt-Main viu a oportunidade de receber mais voos cargueiros.

No entanto, agora, as coisas devem se inverter novamente. A volta, acima do esperado, da demanda por viagens tem causado problemas com a falta de pessoas, de tal modo que agora será necessário voltar o foco à essência do aeroporto: o tráfego de passageiros.

A falta de funcionários para dar conta de todo esse contingente de passageiros tem causado confusões em Londres, Amsterdã, e até fez com que a Alemanha relaxasse a regras de imigrantes que queiram trabalhar no país, desde que sejam nos aeroportos. Isso não foi suficiente, e agora uma medida extra foi tomada: a restrição de voos cargueiros, que não poderão operar em horário de pico, numa espécie de “rodízio”.

Segundo o portal Cargo Forwarder Global, estará proibido o pouso de aviões cargueiros no final do dia na sexta-feira (hora do rush), no início das manhãs e finais de tarde de sábado e domingo, já que todo o pessoal de solo, controle de tráfego aéreo e outros funcionários deverão focar a sua força de trabalho nos voos de passageiros.

A medida vale durante todo o verão europeu e começou a vigorar ontem, 1 de julho. Ao menos 30 voos regulares de carga já foram afetados, dentre eles da Latam, Cathay Pacific, Emirates, China Southern e Korean Air.

A Lufthansa já apontou que está tomando as medidas para reduzir o impacto em seus clientes e suspendeu o embarque de animais vivos, principalmente peixes ornamentais e camarão, que são cargas mais sensíveis e que não podem ficar muito tempo em solo aguardando outro voo ou descarregamento.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias